Estratégia

A estratégia da Camil é fortalecer a nossa posição de consolidador no setor de alimentos da América do Sul, que acreditamos ser fruto de nosso modelo de negócio baseado em um amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos e plataforma sólida de distribuição nas regiões onde operamos, aliado à gestão eficiente de nossas operações. Os principais elementos de nossa estratégia são baseados em:

Ampliar nossa liderança de marcas e participação no mercado brasileiro de arroz e feijão

Nos últimos anos, aumentamos significativamente nossa participação no mercado de arroz no Brasil, representando um market share de 9%¹. Esse mercado é altamente fragmentado e tem se direcionado à consolidação. Na região metropolitana de São Paulo, maior centro consumidor do Brasil, nossa participação no mercado de arroz é de 38%¹.

Pretendemos utilizar nossa posição de liderança já consolidada no mercado de São Paulo, a força de nossa marca líder “Camil” , nossa sólida estrutura de distribuição e a experiência bem-sucedida em aquisições e integração de diferentes operações, assim como nosso portfólio completo de produtos, para crescer nas regiões onde já atuamos, ampliando nossa liderança no mercado brasileiro de arroz e feijão. Também trabalhamos no ganho de participação em regiões onde possuímos participação de mercado com pouca relevância, como o interior de São Paulo, Nordeste, Minas Gerais e Goiás.

¹Segundo dados bimestrais Nielsen Retail Index de Agosto e Setembro 2018

Continuar a expandir nossas operações no Brasil e demais países onde atuamos

Suportados por nossas atuais plantas industriais, pelas sinergias e ganhos de escala proporcionados pela força de nossas marcas e abrangência de nossa plataforma de distribuição, pretendemos manter nosso crescimento orgânico expandindo nossa atuação nas categorias de produtos e regiões em que já operamos, aumentando a nossa eficiência operacional. No Brasil, nosso posicionamento na categoria de grãos com a marca “Camil”, açúcar com a marca “União” e pescados enlatados com a marca “Coqueiro” nos coloca em uma posição privilegiada para executarmos o crescimento esperado. Além do crescimento em ganhos de participação nas regiões onde já atuamos, nossas marcas nos possibilitam oportunidades de utilização em outros segmentos que tenham afinidades com o mercado, como por exemplo na categoria de açúcar por meio da marca “União”, o qual desenvolvemos um portfólio com adoçantes, massas para bolo e outros produtos focados em saudabilidade. No internacional, no Peru, onde 85% da comercialização de arroz ainda é feita a granel, dada a nossa liderança absoluta no mercado de arroz empacotado no país, podemos nos beneficiar da crescente migração da comercialização a granel para produtos empacotados. No Chile, nosso posicionamento e crescimento de rentabilidade com produtos reconhecidos no mercado e de maior valor agregado nos permitem ocupar uma posição privilegiada para crescimento das operações atuais e expansão de novas linhas de produtos e categorias.

Ampliar nosso portfólio de marcas e produtos em novas categorias com potencial de crescimento mediante aquisições seletivas e estratégicas

Temos a intenção de aplicar nossa comprovada capacidade de identificar, adquirir e integrar operações e ativos estratégicos na expansão de nosso portfólio de marcas e produtos no Brasil e na América do Sul, seja por aquisições, projetos brownfield ou aquisições de marcas, dando preferência para líderes em top of mind e market share. Pretendemos buscar a extensão de linha de nossos produtos mediante aquisições de empresas ou ativos que atuem em mercados de produtos alimentícios de mercearia seca não-perecíveis, com potencial de crescimento que apresentem sinergia com aquelas de nosso atual portfólio e agreguem ganhos de escala ao nosso modelo de negócio, tais como farináceos, enlatados, cafés, biscoitos, massas, entre outros.

Fortalecer nossa plataforma de suprimentos, distribuição e vendas e manter nossa administração operacional eficiente

Nossa atividade depende de uma plataforma de distribuição ampla e estruturada. Pretendemos continuar investindo no treinamento e capacitação de nosso time de vendas, assim como no fortalecimento de nossa estrutura de vendas e distribuição. Administramos nossas atividades de forma eficiente, integrada e com baixo custo. Pretendemos ampliar nossa eficiência por meio de ganhos de escala na cadeia de suprimentos e logística e por meio da ampliação da nossa cobertura e presença nas regiões em que atuamos. Pretendemos reforçar nossas parcerias com grandes e médios varejistas para promoções e outras ações de marketing e adotar uma estratégia logística diferenciada, aliando nossa estratégia de marketing e comunicação com a distribuição eficiente de nossos produtos.

A Companhia também foca em identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao nosso modelo de negócio, de forma rápida e com aumento de eficiência operacional, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em nosso modelo de negócio. Acreditamos que nossa ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente a nosso modelo de negócio, proporcionando esses ganhos de escala e eficiência.

Vantagens Competitivas

Nossas vantagens competitivas são baseadas em:

Marcas líderes e de forte reconhecimento no setor de alimentos na América do Sul

Possuímos um portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, resultado da nossa experiência, sólida estratégia de marketing, know-how e abrangência nacional nos países nos quais atuamos. No Brasil, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 9%, tendo nossa marca Camil 60% de Top of Mind². No mercado de açúcar refinado também somos líderes no Brasil com uma participação de mercado de 32%, tendo nossa marca “União” 83% de Top of Mind. No mercado de pescados enlatados, ocupamos a 2ª posição em termos de participação de mercado para sardinha e atum, com 43% e 23%, respectivamente, tendo nossa marca “Coqueiro ” 47% e 37% de Top of Mind² em sardinha e atum, respectivamente.

No Uruguai, a marca de arroz “Saman” é a primeira em termos de participação de mercado com 48%³. No Chile, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 33%, tendo nossa marca “Tucapel” 50% de Top of Mind. No Peru, também ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz empacotado com uma participação de 33%, tendo nossa marca “Costeño” 72% de Top of Mind.

Nossas marcas possuem tradição e amplo reconhecimento por consumidores em suas respectivas categorias de produtos e regiões onde operamos, o que nos permite obter um prêmio no preço de nossos produtos entre 3% e 12% acima dos preços médios nos mercados de arroz e no açúcar, respectivamente.

¹Dados Nielsen Retail Index de Agosto e Setembro 2018; ²Top of Mind Camil Ipsos; Janeiro 2019; ³Market share total (Mercado local + exportações) – Consecha Comision Sectorial del Arroz 2016/17; 4Índice de preço Nielsen INA e Cash and Carry de abril 2017 à novembro 2018

Plataforma de distribuição com ampla capilaridade e sólido relacionamento com nossos clientes

Nossa plataforma de distribuição consiste em 18 centros de distribuição e também 27 unidades industriais, das quais 6 também realizam distribuição, geograficamente localizados próximos aos principais polos de consumo e canais de importação e exportação no Brasil, Uruguai, Chile e Peru. Por meio dessa plataforma, comercializamos nossos produtos para mais de 20.000 clientes por meio da força de vendas e plataformas de distribuição, que também permite que os produtos estejam presentes em, aproximadamente, 285.000 pontos de venda, de acordo com a Nielsen. Adicionalmente, exportamos nossos produtos para mais de 50 países. O atendimento aos canais de vendas é feito pela equipe direta de forma ágil e pessoal, possibilitando o desenvolvimento de um relacionamento sólido e de longo prazo com nossos clientes.

Nossa plataforma de distribuição nos confere ampla capilaridade e cobertura nos mercados onde operamos, permitindo que a distribuição dos nossos produtos seja realizada de maneira eficiente, com economias de escala, agilidade, flexibilidade e, consequentemente, proximidade e acesso a um maior número de clientes dos mais variados perfis e portes. Acreditamos que podemos nos beneficiar desta plataforma de distribuição já consolidada tanto para incluir novos produtos, quanto para expandir nossas áreas geográficas de atuação, o que nos posiciona de maneira diferenciada para aproveitar o potencial de crescimento orgânico e de consolidação em curso no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul.

Modelo de negócio sólido e resiliente

Nosso modelo de negócio é baseado em três pilares. O primeiro é nosso amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, o segundo, nossa sólida plataforma de distribuição com abrangência geográfica e de mercado consumidor e o terceiro, nosso foco operacional nas fases da cadeia produtiva de maior valor agregado, principalmente beneficiamento, processamento, empacotamento e comercialização. Este posicionamento na cadeia produtiva, junto com o nosso amplo portfólio de diversos produtos e marcas, reduz nossa exposição à volatilidade de preço e volume, o que nos permite repassar as variações de custos aos preços finais de nossos produtos, ainda que sob condições econômicas adversas.

Capacidade comprovada de identificar, adquirir e integrar com sucesso aquisições estratégicas

Nos últimos 20 anos, implementamos uma estratégia bem-sucedida de expansão por meio de aquisições estratégicas, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, a fim de ampliar nosso portfólio de marcas, categorias de produtos e áreas de atuação geográfica. Neste processo, a partir de 2007, expandimos as operações de arroz para Uruguai, Chile e Peru e, no Brasil, agregamos ao nosso portfólio, além da categoria de grãos, as categorias de pescados enlatados com as marcas “Coqueiro” e “Pescador” e de açúcar com as marcas “União” e “Da Barra” , além de outras de relevância regional. O aprimoramento industrial, blend de produtos e nossa capacidade de precificação fazem com que as empresas adquiridas tenham significativo crescimento de qualidade e presença no mercado.

As diversas aquisições estratégicas que realizamos contribuíram significativamente para o incremento do nosso resultado devido, principalmente, à capacidade de identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao nosso modelo de negócio, de forma rápida e sem prejudicar a qualidade e competitividade de nossas demais marcas e produtos. Nosso processo de integração permitiu alcançar aumento de eficiência operacional nas empresas adquiridas, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em nosso modelo de negócio. Acreditamos que nossa ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente a nosso modelo de negócio, proporcionando ganhos de escala e eficiência. A diversidade de negócios, além de reduzir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e maior força junto ao trade marketing , por meio de iniciativas de cross selling.

Histórico de boas práticas de governança corporativa e administração profissionalizada

Possuímos uma administração experiente e profissionalizada e apresentamos historicamente padrões de governança corporativa que nos diferenciam nos mercados em que atuamos. Desde 2008, possuímos um Conselho de Administração composto por membros independentes e somos auditados por reconhecida empresa de auditoria há mais de 20 anos. No final da década de 90 tivemos nosso primeiro contato com um fundo de private equity e, desde 2011, tivemos fundos de private equity como acionistas relevantes, atuando em conjunto com nossos controladores nas decisões estratégicas da Companhia. Como resultado da experiência de convivência com investidores, desenvolvemos um modelo de gestão e governança ágil, transparente e eficiente que nos permitiu implementar nossas estratégias com profissionalismo, precisão e segurança.


Atualizado em 08/04/2019 às 03:35

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