Estratégia

A estratégia da Camil é fortalecer a nossa posição de consolidador no setor de alimentos da América do Sul, que acreditamos ser fruto de nosso modelo de negócio baseado em um amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos e plataforma sólida de distribuição nas regiões onde operamos, aliado à gestão eficiente de nossas operações. Os principais elementos de nossa estratégia são baseados em:

Ampliar nossa liderança de marcas e participação no mercado brasileiro de arroz e feijão:  Nos últimos 6 anos, aumentamos significativamente nossa participação no mercado de arroz no Brasil, representando um market share de 17% em maio de 2017. Esse mercado é altamente fragmentado e tem se direcionado à consolidação. Em maio de 2017, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, que são mercados mais concentrados, as cinco principais empresas atuantes nestas regiões detinham, em conjunto, 58,8% e 62,5% de participação de mercado, respectivamente, e, no Brasil, as cinco principais empresas de arroz detinham, em conjunto, 40,6% de participação. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, maiores centros consumidores do Brasil, nossa participação no mercado de arroz é de 31% e 23,8%, respectivamente. Nossas participações nos mercados de arroz da região sudeste e sul/centro-oeste são de 19,7% e 4,0%, respectivamente.

Pretendemos utilizar nossa posição de liderança já consolidada no mercado de São Paulo e Rio de Janeiro, a força de nossa marca líder “Camil” , nossa sólida estrutura de distribuição e a experiência bem-sucedida em aquisições e integração de diferentes operações para (i) crescer nas regiões onde já atuamos, ampliando nossa liderança no mercado brasileiro de arroz e feijão; e (ii) ganhar participação em regiões onde possuímos participação de mercado com pouca relevância, como o interior do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Continuar a expandir nossas operações no Brasil e demais países onde atuamos: Suportados por nossas atuais plantas industriais, pelas sinergias e ganhos de escala proporcionados pela força de nossas marcas e abrangência de nossa plataforma de distribuição, pretendemos manter nosso forte crescimento orgânico expandindo nossa atuação nas categorias de produtos e regiões em que já operamos, aumentando a nossa eficiência operacional. No Brasil, no segmento de pescados enlatados temos obtido ganhos em participação de mercado de 4 p.p.24 e nossas marcas “Coqueiro” e “Pescador” nos colocam em uma posição privilegiada para capturamos parte substancial desse crescimento. Adicionalmente, nossa marca “União” apresenta oportunidades de utilização em outros segmentos que tenham afinidades com o mercado de açúcar, como por exemplo adoçantes, café leite condensado, doces e produtos saudáveis. No mercado peruano, onde 86% da comercialização de arroz ainda é feita a granel, dada a nossa liderança absoluta no mercado de arroz empacotado no Peru, podemos nos beneficiar da crescente migração da comercialização a granel para produtos empacotados e de maior valor agregado.

Ampliar nosso portfólio de marcas e produtos em novas categorias com potencial de crescimento mediante aquisições seletivas e estratégicas: Temos a intenção de aplicar nossa comprovada capacidade de identificar, adquirir e integrar operações e ativos estratégicos na expansão de nosso portfólio de marcas e produtos no Brasil e na América do Sul, seja por aquisições, projetos brownfield ou aquisições de marcas, dando preferência para líderes em top of mind e market share. Pretendemos buscar a extensão de linha de nossos produtos mediante aquisições de empresas ou ativos que atuem em mercados de produtos alimentícios não-perecíveis com potencial de crescimento que apresentem sinergia com aquelas de nosso atual portfólio e agreguem ganhos de escala ao nosso modelo de negócio, tais como farináceos, enlatados, cafés, biscoitos, massas, entre outros.

Fortalecer nossa plataforma de suprimentos, distribuição e vendas e manter nossa administração operacional eficiente: Nossa atividade depende de uma plataforma de distribuição ampla e estruturada. Pretendemos continuar investindo no treinamento e capacitação de nosso time de vendas, assim como no fortalecimento de nossa estrutura de vendas e distribuição. Administramos nossas atividades de forma eficiente, integrada e com baixo custo. Pretendemos ampliar nossa eficiência por meio de ganhos de escala na cadeia de suprimentos e logística e por meio da ampliação da nossa cobertura e presença nas regiões em que atuamos. Pretendemos reforçar nossas parcerias com grandes e médios varejistas para promoções e outras ações de marketing e adotar uma estratégia logística diferenciada, aliando nossa estratégia de marketing e comunicação com à distribuição eficiente de nossos produtos.

Vantagens Competitivas

Marcas líderes e de forte reconhecimento no setor de alimentos na América do Sul: Possuímos um portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, resultado da nossa experiência, sólida estratégia de marketing, know-how e abrangência nacional nos países nos quais atuamos. No Brasil, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 17%, tendo nossa marca Camil 65% de Top of Mind. No mercado de açúcar refinado também somos líderes no Brasil com uma participação de mercado de 36%, tendo nossa marca União” 84% de Top of Mind . No mercado de pescados enlatados, ocupamos a 1ª posição em termos de participação de mercado para sardinha e a 2ª posição para atum, com 45% e 24%, respectivamente, tendo nossa marca “Coqueiro ” 65% e 56% de Top of Mind em sardinha e atum, respectivamente. No Uruguai, a marca de arroz “Saman” é a primeira em termos de participação de mercado com 42%. No Chile, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 33%, tendo nossa marca “Tucapel” 50% de Top of Mind . No Peru, também ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz empacotado com uma participação de 47%, tendo nossa marca “Costeño” 72% de Top of Mind.

Nossas marcas possuem tradição e amplo reconhecimento por consumidores em suas respectivas categorias de produtos e regiões onde operamos, o que nos permite obter um prêmio no preço de nossos produtos entre 4% e 18% acima dos preços médios nos mercados de arroz e no açúcar, respectivamente, nos últimos 6 anos.

Plataforma de distribuição com ampla capilaridade e sólido relacionamento com nossos clientes:  Nossa plataforma de distribuição consiste em 18 centros de distribuição e também 29 unidades industriais, das quais 6 também realizam distribuição, geograficamente localizados próximos aos principais polos de consumo e canais de importação e exportação no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Argentina. Por meio dessa plataforma, comercializamos nossos produtos para mais de 330 mil pontos de venda, que compreendem as principais redes varejistas e atacadistas nos países em que atuamos, assim como pequenos e médios varejistas, incluindo supermercados, restaurantes, cozinhas industriais e clientes institucionais. No Brasil, nosso volume é vendido para os canais Varejo (49%), Cash & Carry (27%), Atacado (18%) e Distribuidor (6%), o último sendo o responsável pela pulverização da distribuição da marca Coqueiro. O atendimento aos canais de vendas mencionados é feito pela equipe direta de forma ágil e pessoal, possibilitando o desenvolvimento de um relacionamento sólido e de longo prazo com nossos clientes.

Nossa plataforma de distribuição nos confere ampla capilaridade e cobertura nos mercados onde operamos, permitindo que a distribuição dos nossos produtos seja realizada de maneira eficiente, com economias de escala, agilidade, flexibilidade e, consequentemente, proximidade e acesso a um maior número de clientes dos mais variados perfis e portes. Acreditamos que podemos nos beneficiar desta plataforma de distribuição já consolidada tanto para incluir novos produtos, quanto para expandir nossas áreas geográficas de atuação, o que nos posiciona de maneira diferenciada para aproveitar o potencial de crescimento orgânico e de consolidação em curso no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul.

Modelo de negócio sólido e resiliente: Nosso modelo de negócio é baseado em três pilares. O primeiro é nosso amplo portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, o segundo, nossa sólida plataforma de distribuição com abrangência geográfica e de mercado consumidor e o terceiro, nosso foco operacional nas fases da cadeia produtiva de maior valor agregado, principalmente beneficiamento, processamento, empacotamento e comercialização. Este posicionamento na cadeia produtiva, junto com o nosso amplo portfólio de diversos produtos e marcas, reduz nossa exposição à volatilidade de preço e volume, o que nos permite repassar as variações de custos aos preços finais de nossos produtos, ainda que sob condições econômicas adversas.

Capacidade comprovada de identificar, adquirir e integrar com sucesso aquisições estratégicas: Nos últimos 15 anos, implementamos uma estratégia bem-sucedida de expansão por meio de aquisições estratégicas, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, a fim de ampliar nosso portfólio de marcas, categorias de produtos e áreas de atuação geográfica. Neste processo, a partir de 2007, expandimos as operações de arroz para Uruguai, Chile e Peru e, no Brasil, agregamos ao nosso portfólio as categorias de pescados enlatados com as marcas “Coqueiro” e “Pescador” e de açúcar com as marcas “União” e “Da Barra” , além de outras de relevância regional. O aprimoramento industrial, blend de produtos e nossa capacidade de precificação fazem com que as empresas adquiridas tenham significativo crescimento de qualidade e presença no mercado. As diversas aquisições estratégicas que realizamos contribuíram significativamente para o incremento do nosso resultado devido, principalmente, à capacidade de identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao nosso modelo de negócio, de forma rápida e sem prejudicar a qualidade e competitividade de nossas demais marcas e produtos. Nosso processo de integração permitiu alcançar aumento de eficiência operacional nas empresas adquiridas, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em nosso modelo de negócio. Acreditamos que nossa ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente a nosso modelo de negócio, proporcionando ganhos de escala e eficiência. A diversidade de negócios, além de reduzir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e maior força junto ao trade marketing , por meio de iniciativas de cross selling.

Histórico de boas práticas de governança corporativa e administração profissionalizada: Possuímos uma administração experiente e profissionalizada e apresentamos historicamente padrões de governança corporativa que nos diferenciam nos mercados em que atuamos. Desde 2008, possuímos um Conselho de Administração composto por membros independentes e somos auditados por reconhecida empresa de auditoria há mais de 20 anos. No final da década de noventa tivemos nosso primeiro contato com um fundo de private equity e, desde 2011, possuímos fundos de private equity como acionistas relevantes, atuando em conjunto com nossos controladores nas decisões estratégicas da Companhia. Atualmente, um fundo gerido pelo Warburg Pincus, um dos maiores gestores de private equity dos Estados Unidos, detém 31,75% de nosso capital social e ocupa dois assentos em nosso Conselho de Administração. Como resultado da experiência de convivência com investidores, desenvolvemos um modelo de gestão e governança ágil, transparente e eficiente que nos permitiu implementar nossas estratégias com profissionalismo, precisão e segurança.


Atualizado em 23/11/2017 às 10:06

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