Pesquisa

Para a Camil, ESG é sobre: 

Reforçar o impacto positivo e permanente que geramos frente aos nossos negócios e a sociedade, ter cuidado com as pessoas envolvidas em nosso contexto, focar na garantia de qualidade dos nossos produtos e na preocupação com a mitigação de impactos ambientais que geramos.

Relatório de Sustentabilidade

Para saber mais das ações ESG Camil, acesse nosso Reporte ESG 2020. Esta é uma ferramenta de fomento à transparência, com a qual demonstramos os avanços da Companhia e afirmamos o compromisso com a sustentabilidade de nossas operações. As práticas ESG da Camil seguem como princípio o cuidado com as pessoas envolvidas, a garantia da qualidade de nossos produtos e a preocupação com a mitigação dos impactos ambientais que geramos. Ao longo deste documento, que teve como referência a Global Reporting Initiative (GRI), compartilhamos nossas conquistas, desafios e principais ações nos mercados em que atuamos. Boa leitura!

Agenda Governança e ESG

Dentro da amplitude de discussões em ESG, a fim de alinhar temas que fazem uma real diferença aos nossos negócios e para nosso entorno, definimos temas materiais com metas e princípios – alguns que nos orientam dentro dos nossos 60 anos de história, e outros no qual buscamos sempre nos atualizar e aperfeiçoar. Buscamos alimentar e nutrir relações e entendemos que o foco e a definição da materialidade é a estratégia assertiva para fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas.

Temos adotado compromissos focados e sólidos que transformam reais desafios do nosso contexto em metas que garantem a eficiência do nosso propósito na atualização e aprimoramento do nosso propósito empresarial. Destacamos algumas frentes abaixo:

São mais de 60 pessoas envolvidas dos quatro países que atuamos que compõe os grupos de trabalho, com discussões e encontros mensais focados no estabelecimento de metas e ações voltadas ao aperfeiçoamento de cada um dos temas materiais acima no nosso contexto de negócios. Cada grupo de trabalho tem sua própria governança estabelecida, respondendo à uma diretoria que faz o controle e supervisão do andamento das metas e ações propostas.

Metas ESG – Diretoria: para reforçar ainda mais este compromisso, a Camil decidiu atualizar seu planejamento estratégico dos próximos cinco anos com práticas ESG e atribuir metas ESG relacionadas ao contexto dos temas materiais acima na remuneração variável de todos os diretores da Companhia.

Definição da Receita de Sucesso ESG: definimos a nossa Receita de ESG Camil, que baseia nossos princípios e metas orientando a Companhia frente ao que somos e que buscamos com essa estrutura e aprimoramento de práticas sustentáveis:

Questões ambientais, de responsabilidade social e de governança corporativa estão diretamente relacionadas ao contexto empresarial quando olhamos para a perenidade dos nossos negócios. Seguimos focados em reforçar e trazer para o mercado práticas que fazem a real diferença para nossos negócios, as pessoas, o planeta e o contexto que estamos inseridos.

Além disso, a Camil opera de acordo com sua política ESG, com responsabilidades e diretrizes definidas. Para acessar o documento, clique aqui.

Grupos de Trabalho

Os grupos de trabalho são compostos por times multidisciplinares, com mais de 60 pessoas no total, distribuídas nos quatro países em que a Camil está presente. Cada grupo de trabalho possui uma governança estabelecida e reporta-se à sua respectiva diretoria. Por meio de discussões e encontros mensais, são decididas as metas e conduzidas ações voltadas ao aperfeiçoamento dos temas materiais levantados durante a fase de avaliação de ESG realizada na Companhia. Dentre os temas materiais para cada grupo de trabalho, temos:

Ambiental

GT Suprimentos
A cadeia de valor é estimulada a zelar e cumprir pelo respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. A Companhia é comprometida com relações éticas, transparentes, responsáveis e de fomento social, e possui critérios e ações com foco em:

  • Analisar critérios socioambientais, éticos e de qualidade na contratação e manutenção de fornecedores de insumos críticos; e
  • Contribuição ao desenvolvimento de pequenos e médios fornecedores e de suas práticas.

GT Meio Ambiente
A Camil busca a mitigação de impactos ambientais gerados por suas operações.
A Companhia preza pelo atendimento à legislação ambiental e às normas aplicáveis aos seus negócios e produtos, assim como busca a gestão eficiente contínua de recursos, incluindo ações com foco em:

  • Implementar programas de eficiência energética;
  • Buscar a diversificação de fontes de energia, incluindo geração de energia renovável;
  • Direcionamento adequado de resíduos gerados pelas operações da Companhia; e
  • Projetos com foco em utilização e consumo consciente de materiais e embalagens.

Responsabilidade Social

GT Investimentos Sociais
A Companhia apoia por meio de investimentos sociais diversos projetos abrangendo as comunidades nos entornos de suas unidades produtivas, promovendo o desenvolvimento local com alimentos, projetos educacionais e de capacitação, ou apoio diverso em situações emergenciais. As ações da Companhia são focadas em:

  • Apoio a comunidades locais próximas das unidades produtivas ou relacionadas à operação da Companhia;
  • Projetos de capacitação e educação focados na autonomia para alavancar a promoção do impacto social; e
  • Programas de promoção à redução do desperdício de alimentos e redução da fome e desnutrição.

GT Saúde e Segurança do Trabalho
Segurança é valor inegociável para a Companhia. A Camil busca a melhoria contínua das condições de trabalho, saúde e segurança por meio de ações focadas em:

  • Campanhas de conscientização e capacitação de saúde e segurança;
  • Gestão de riscos de saúde e segurança do trabalho de colaboradores e terceiros que estejam em seu local de trabalho; e
  • Promoção de investimentos e ações com foco em melhorias contínuas em SST.

GT Diversidade e Inclusão
A Companhia defende os direitos fundamentais nas relações de trabalho e promove a valorização da diversidade e inclusão, combatendo a discriminação em qualquer uma de suas formas. A Camil repudia qualquer forma discriminatória em suas relações de trabalho e promove ações focadas em:

  • Redefinição de processos e políticas de recrutamento e seleção;
  • Campanhas de conscientização sobre diversidade e inclusão; e
  • Promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e de canais anônimos para denúncia de colaboradores e terceiros.

Governança Corporativa

GT Riscos e Compliance
A Companhia gerencia os principais riscos emergentes e/ou críticos que possam representar ameaça à consecução de seus objetivos estratégicos, incluindo os riscos em ESG, com o objetivo de mantê-los dentro dos níveis de apetite e tolerância ao risco estabelecidos pela Companhia. Adicionalmente, a Camil atua para fortalecer sua cultura ética, íntegra e transparente, propiciando um ambiente de trabalho sustentável e prevenindo atos contrários à suas regras de conduta e à legislação. As ações da Companhia são focadas em:

  • Avaliação dos Riscos em ESG e implementação de resposta ao risco (controles);
  • Orientar e engajar Colaboradores/Terceiros a agirem em prol de um ambiente ético por meio de comunicação, conscientização e capacitação;
  • Estímulo ao reporte de violações ao Código de Ética por meio dos seus canais de denúncia e proteção contra retaliação aos denunciantes movidos pela boa-fé;
  • Promoção e aprimoramento do Programa de Integridade;
  • Observância às leis e regulamentações aplicáveis ao negócio.

GT Governança
A Companhia cumpre as exigências do enquadramento de seu nível de listagem na bolsa de valores (Novo Mercado da B3) e busca aprimorar constantemente seu modelo de governança corporativa, com base em transparência, integridade, equidade e prestação de contas (accountability) com base nas diretrizes do Código Brasileiro de Governança Corporativa. A Camil preza pela transparência e busca alinhamento e aprimoramento contínuo das melhores práticas de governança do mercado e suas políticas.

GT Imagem e Reputação
A Camil busca fortalecer suas relações com os consumidores, clientes e demais stakeholders por meio da gestão do reconhecimento de suas marcas, produtos e serviços, que geram relações fortes e de confiança que aumentam lealdade e geram impacto positivo ao negócio, por meio do monitoramento de:

  • Prêmios e reconhecimentos de mercado, corporativo e das marcas e produtos de atuação da Companhia e suas subsidiárias; e
  • Monitoramento da exposição da Companhia e suas marcas na mídia e outras fontes públicas de informação.
Contato ESG

Para dúvidas e questões sobre temas relacionados a sustentabilidade, os stakeholders da Companhia podem entrar em contato pelo e-mail: esg@camil.com.br.


Atualizado em 26/10/2021 às 05:11