Linha do tempo

Jairo Quartiero deja el
seminario y se hace camionero
en la ciudad de Itaqui, en Rio
Grande do Sul, transportando
arroz a la ciudad de São Paulo.

Início

1963

Alquilamos el primer galpón
para comprar y revender
arroz de diversas marcas,
fortaleciendo la migración del
cultivo del grano de la región
central para el sur del país.

Primer galpón

1971

Fuimos los pioneros
en comercializar
arroz en envases
plásticos de 5kg, atendiendo
a una demanda de los
consumidores.

Innovación

1974

Fuimos los pioneros
en comercializar
arroz en envases
plásticos de 5kg, atendiendo
a una demanda de los
consumidores.

Llegada a São Paulo

1975

Ampliamos nuestras
actividades implantando
nuestro primer molino de arroz,
también en la
ciudad de São Paulo.

Primer molino

1985

Ahora el plato está
completo: los negocios
se expanden con la a
comercialización de frijoles
con la marca Camil.

Arroz con frijoles

1987

Nos convertimos en una S/A
y, con nuevas adquisiciones,
nos consolidamos
como la maior
empresa de
arroz do Brasil.

¡Mucho gusto, S/A!

1996

Nuestra internacionalización comienza
con la compra de la uruguaya Saman,
líder de mercado en el país.

Más allá de la frontera

2007

Con destaque en el
beneficiado de arroz chilenom Tucapel
empieza a formar parte de la familia Camil.

Llegamos a Chile

2009

Adquirimos el complejo
industrial maranhense
BB Mendes, añadiendo
a nuestro portafolio
las marcas Bom
Maranhense y Mais Saboroso.

Nuevas adquisiciones

2010

El mar trae novedades:
Coqueiro llega para sumar
y diversificar nuestra oferta
de productos.

Marea alta con Coqueiro com Coqueiro

2011

Estamos felices con
un integrante más en la
familia: União, la marca
que conquistó a todos
los brasileños.

Dulce unión

2012

Atentos al mercado internacional,
compramos la argentina Loma
Alimentos, que tiene como destaque
el arroz blanqueado orgánico.

¡Hola, hermanos!

2013

Lanzamos la nueva marca corporativa,
que trasparece nuestros valores:
Responsabilidade, Empreendedorismo,
Proximidad, Confianza y Entusiasmo.
El año marca también nuestra mudanza
de dirección para la actual sede.

2017

Sobre a Camil

Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nas categorias e países em que atuamos. Nossas atividades incluem a industrialização, comercialização e distribuição de grãos (principalmente, arroz e feijão), açúcar e pescados enlatados (sardinha e atum, incluindo molhos e patês) por meio de marcas com forte reconhecimento e líderes em participação de mercado no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.

Nosso portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, nos permite ocupar posições de liderança em nossos mercados de atuação, além de expressivas participações no mercado de grãos, açúcar, pescados e enlatados no Brasil.

Possuímos 27 unidades de processamento e também 18 centros de distribuição na América do Sul. Temos 15 unidades industriais no Brasil que atendem os segmentos de grãos, açúcar e processamento de pescados. Fora do Brasil, possuímos 7 plantas para beneficiamento de grãos no Uruguai, 2 no Chile e 3 no Peru. No Brasil, atendemos aproximadamente 20.000 clientes por meio de nossa força de vendas e plataformas de distribuição, que também permite que nossos produtos estejam presentes em, aproximadamente, 285.000 pontos de venda, de acordo com a Nielsen. Adicionalmente, exportamos nossos produtos para mais de 50 países.

Apresentamos um histórico consistente de crescimento e ampliação de nossa participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico quanto por meio de aquisições estratégicas com diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.

Atuamos em mercados relevantes no setor de alimentos na América do Sul, nos quais acreditamos haver uma perspectiva positiva, suportada pela retomada do crescimento econômico, aumento da população e fortalecimento de tendências favoráveis nos hábitos de consumo.

Fonte: (1) Inclui todas as marcas de propriedade da Camil; (2) Market Share Camil + SLC Alimentos; (3) Nielsen Retail Index Arroz Ago18-Set18; (4) Nielsen Scantrack Index Feijão Ago18-Set18; (5) Nielsen Scantrack Index Açúcar Ago18-Set18; (6) Nielsen Scantrack Index Sardinha e Atum Ago18-Set18; (7) Uruguai: Market share mercado local + exportação – Consecha Comision Sectorial del Arroz 2016/17. Mercado local apenas = 42% (#2); (8) Nielsen Scantrack Chile Jun17-Ago18; (9) Kantar Worldpanel Peru Ago18-Set18; (10) Top of Mind Camil Ipsos, Jan19; (11) Não inclui uma planta da Arrozur no Uruguai, empresa que a Saman detém 49% de participação; (12) Aquisição concluída em Dez18.

Propósito e Valores

Propósito

Acreditamos que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia-a-dia.

Valores

Queremos que todos que tenham relacionamento com a Camil entendam nossos valores e propósito. Para tanto, acreditamos ser fundamental que tenhamos::

  • Confiança: Honramos nossos compromissos com seriedade e disciplina. Valorizamos a transparência em nossas relações e por isso, conquistamos respeito e confiança.
  • Empreendedorismo: Acreditamos na soma da vontade de quem sonha com o esforço e coragem de quem realiza. Esta é a força motriz para empreender e crescer com rentabilidade.
  • Entusiasmo: Expressamos alegria, vitalidade e energia em nosso dia-a-dia. Assim, inspiramos as pessoas
  • Proximidade: Construímos fortes parcerias como forma de estabelecer relações profundas e perenes com todos aqueles que convivem conosco: nossos consumidores, clientes, colaboradores e fornecedores.
  • Responsabilidade: Priorizamos a ética e alta qualidade em TUDO o que fazemos. Desta forma, buscamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio e meio ambiente, para além dos resultados.
Histórico

Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nas categorias e países em que atua.

A Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional como uma cooperativa de produtores de arroz no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região. Em 1974, de forma pioneira em nosso setor, começamos a distribuir arroz em embalagens plásticas de 5 kg, situação atualmente consolidada pelo mercado e elogiada pelos consumidores que, até o presente momento, compram o arroz principalmente nesse tipo de embalagem. No ano seguinte, expandimos nossas operações ao inaugurar nosso primeiro centro de armazenamento, distribuição e atendimento ao cliente, na Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo.

A década de 90 que foi marcada pela expansão comercial da Companhia com a entrada em novos mercados, como o feijão, transferência da sede do Rio Grande do Sul para São Paulo e admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (entrada do TCW).

A partir do ano 2000, a estratégia da Companhia passou a ser de expansão via aquisições, em adição ao seu crescimento orgânico, com a assunção do controle da Companhia pela família Quartiero.

 

 

A Companhia possui um sólido histórico de aquisições, iniciado a partir de 2001 com a aquisição das marcas Pai João e Príncipe, líderes no Ceará e Rio de Janeiro, respectivamente, e aquisições de unidades industriais localizadas em Recife, Camaquã e próximo ao Rio Grande, além de Centros de Distribuição nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A estratégia de diversificação internacional começou, em 2007, por meio da aquisição da Saman no Uruguai, líder de mercado e maior exportador de arroz uruguaio, seguida da aquisição da Tucapel no Chile em 2009, atualmente a marca líder de vendas e share of mind. Em 2011, adquirimos a Costeño no Peru e em 2014, a marca Paisana, respectivamente primeira e segunda maiores marcas de arroz empacotado no país, consolidando a liderança nesta categoria.

Em 2011, a Companhia iniciou uma estratégia de diversificação de portfólio no Brasil com a entrada no mercado de pescados enlatados (sardinha e atum), por meio da compra das sociedades detentoras das marcas Coqueiro e Pescador. Já no mercado de açúcar, em 2012, a diversificação foi realizada por meio da compra da empresa detentora das marcas União e Da Barra, viabilizada com a entrada do fundo de investimento de private equity Gávea Investimentos.

Em 2016, um fundo de investimento de private equity gerido pela Warburg Pincus adquiriu a participação societária detida pelo Gávea Investimentos na Companhia, ocupando dois assentos no Conselho de Administração e reforçando o compromisso da Camil com altos padrões de governança corporativa. Atualmente, o veículo do Warburg Pincus possui aproximadamente 9% do capital social da Companhia.

Dando continuidade ao crescimento e expansão, a Camil realizou sua abertura de capital na B3 em setembro de 2017 no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da B3 sob o ticker CAML3. Já em 2018, a Companhia realizou a aquisição da SLC Alimentos, detentora da marca Namorado, aquisição alinhada com os objetivos estratégicos de expansão da Companhia e um passo importante para a consolidação do mercado brasileiro de grãos.

Atualmente, o portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, permite a ocupação de posições de liderança nos mercados de atuação da Camil. Lideramos rankings e possuímos participações relevantes nos mercados de arroz do Brasil, Uruguai, Chile e Peru, além de expressivas participações no mercado de açúcar e pescados enlatados no Brasil.Seguimos focados no crescimento pautado pela combinação de crescimento e consolidação de mercado e expansão para novas categorias e geografias.

 


Atualizado em 12/06/2019 às 07:22

voltar

topo