Linha do tempo

Jairo Quartiero deixa o
seminário e vira caminhoneiro,
na cidade de Itaqui, no Rio
Grande do Sul, transportando
arroz até São Paulo.

Início

1963

Alugamos o primeiro galpão
para comprar e revender
arroz de diversas marcas,
dando força à migração do
cultivo do grão da regiáo
central para o Sul do país.

Primeiro Galpão

1971

De forma pioneira,
começamos a distribuir
arroz em embalagens
plásticas de 5 kg, suprindo
uma demanda dos
consumidores.

Inovação

1974

Inauguramos em São Paulo
nosso primeiro centro de
armazenamento, distribuição
e atendimento ao cliente.

Chegada
a São Paulo

1975

Ampliamos nossas
atividades, com a
implantação do nosso
primeiro moinho de arroz,
também aqui em São Paulo.

Primeiro Moinho

1985

Agora, sim, o prato ficou
completo: os negócios
se expandem com
a comercialização de feijão
com a marca Camil.

Arroz com feijão

1987

Nos tornamos S/A e,
com novas aquisições,
nos consolidamos
como a maior
empresa de
arroz do Brasil.

Prazer, S/A.

1996

Nossa internacionalização começa
com a compra da uruguaia Saman,
líder de mercado no país.

Além da fronteira

2007

Destaque no beneficiamento
de arroz chileno, a Tucapel passa
a fazer parte da família Camil.

Chegamos ao Chile

2009

Adquirimos o complexo
industrial maranhense
BB Mendes, somando
as marcas Bom
Maranhense e Mais
saboroso ao portfólio.

Novas aquisições

2010

O mar está para novidades:
a Coqueiro chega para somar
e diversificar nossa oferta de
produtos.

Maré alta
com Coqueiro

2011

Estamos felizes com
mais um integrante
da família: a União,
marca que ganhou
o coração de todos
os brasileiros.

Doce União

2012

Atentos ao mercado internacional,
compramos a argentina Loma
Alimentos, que tem como atrativo
o arroz branqueado orgãnico.

Olá, hermanos!

2013

Lançamos a nova marca corporativa,
que transparece nossos valores:
Responsabilidade, Empreendedorismo,
Proximidade, Confiança e Entusiasmo.
O ano marca também nossa mudança
de endereço para esta sede.

2017

Jairo Quartiero deixa o
seminário e vira caminhoneiro,
na cidade de Itaqui, no Rio
Grande do Sul, transportando
arroz até São Paulo.

Início

1963

Alugamos o primeiro galpão
para comprar e revender
arroz de diversas marcas,
dando força à migração do
cultivo do grão da região
central para o Sul do país.

Primeiro Galpão

1971

De forma pioneira,
começamos a distribuir
arroz em embalagens
plásticas de 5 kg, suprindo
uma demanda dos
consumidores.

Inovação

1974

De forma pioneira,
começamos a distribuir
arroz em embalagens
plásticas de 5 kg, suprindo
uma demanda dos
consumidores.

Chegada a São Paulo

1975

Ampliamos nossas
atividades, com a
implantação do nosso
primeiro moinho de arroz,
também aqui em São Paulo.

Primeiro Moinho

1985

Agora, sim, o prato ficou
completo: os negócios
se expandem com a
comercialização de feijão
com a marca Camil.

Arroz com feijão

1987

Nos tornamos S/A e,
com novas aquisições,
nos consolidamos
como a maior
empresa de
arroz do Brasil.

Prazer, S/A.

1996

Nossa internacionalização começa
com a compra da uruguaia Saman,
líder de mercado no país.

Além da fronteira

2007

Destaque no beneficiamento
de arroz chileno, a Tucapel passa
a fazer parte da família Camil.

Chegamos ao Chile

2009

Adquirimos o complexo
industrial maranhense
BB Mendes, somando
as marcas Bom
Maranhense e Mais
saboroso ao portf�lio.

Novas aquisições

2010

O mar está para novidades:
a Coqueiro chega para somar
e diversificar nossa oferta
de produtos.

Maré alta com Coqueiro

2011

Estamos felizes com
mais um integrante
da família: a União,
marca que ganhou
o coração de todos
os brasileiros.

Doce União

2012

Atentos ao mercado internacional,
compramos a argentina Loma
Alimentos, que tem como atrativo
o arroz branqueado orgânico.

Olá, hermanos!

2013

Lançamos a nova marca corporativa,
que transparece nossos valores:
Responsabilidade, Empreendedorismo,
Proximidade, Confiança e Entusiasmo.
O ano marca também nossa mudança
de endereço para esta sede.

2017

Sobre a Camil

Com mais de 50 anos de história, somos uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posição de liderança nos segmentos e países em que atuamos. Nossas atividades incluem a industrialização, comercialização e distribuição de grãos (principalmente, arroz e feijão), açúcar e pescados enlatados (sardinha e atum, incluindo molhos e patês) por meio de marcas com forte reconhecimento e líderes em participação de mercado no Brasil, Uruguai, Chile e Peru.

Nosso portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, nos permite ocupar posições de liderança em nossos mercados de atuação, além de expressivas participações no mercado de açúcar e pescados enlatados no Brasil.

Possuímos 29 unidades de processamento e também 18 centros de distribuição na América do Sul. Temos 14 unidades industriais no Brasil que atendem os segmentos de grãos, açúcar e processamento de pescados. Fora do Brasil, possuímos 8 plantas para beneficiamento de grãos no Uruguai, 3 no Chile, 3 no Peru e 1 na Argentina. Nossa capacidade de produção anual é de 1.760 mil toneladas de grãos, 727 mil toneladas de açúcar e cerca de 60 mil toneladas de pescados. No Brasil, atendemos aproximadamente 20.000 clientes por meio de nossa força de vendas e plataformas de distribuição, que também permite que nossos produtos estejam presentes em, aproximadamente, 285.000 pontos de venda, de acordo com a Nielsen. Adicionalmente, exportamos nossos produtos para mais de 50 países.

Apresentamos um histórico consistente de crescimento e ampliação de nossa participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico quanto por meio de aquisições estratégicas por meio da diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.

Atuamos em mercados relevantes no setor de alimentos na América do Sul, nos quais acreditamos haver uma perspectiva positiva, suportada pela retomada do crescimento econômico, aumento da população e fortalecimento de tendências favoráveis nos hábitos de consumo. Atualmente, possuímos operação nas categorias de Grãos, Açúcar e Pescados.

Fonte: (1) Market Share Grãos referente a Arroz apenas – Fonte: Nielsen | Scantrack | Mai’17. (2) Market share Pescados e Açúcar (referente ao segmento Refinado apenas) – Fonte Nielsen | Retail Index | Abr/Mai’17. (3) Top Of Mind Grãos referente a Arroz GSP – Fonte: Ipsos – Dez’16. (4) Top Of Mind Açúcar – Fonte: Kantar Vermeer – Nov/Dez’16.(5) Top Of Mind Pescados – Fonte: Brand Analytics – Nov’14. (6) A planta de Santa Cruz produz tanto arroz quanto açúcar.

Propósito e Valores

Propósito

Acreditamos que cada pessoa faz a diferença na vida de alguém e existimos para alimentar relações que trazem mais sabor para o dia-a-dia

Valores

Queremos que todos que tenham relacionamento com a Camil entendam nossos valores e próposito. Para tanto, acreditamos ser fundamental que:

  • Confiança: Honramos nossos compromissos com seriedade e disciplina. Valorizamos a transparência em nossas relações e por isso, conquistamos respeito e confiança.
  • Empreendedorismo: Acreditamos na soma da vontade de quem sonha com o esforço e coragem de quem realiza. Esta é a força motriz para empreender e crescer com rentabilidade.
  • Entusiasmo: Expressamos alegria, vitalidade e energia em nosso dia-a-dia. Assim, inspiramos as pessoas
  • Proximidade: Construímos fortes parcerias como forma de estabelecer relações profundas e perenes com todos aqueles que convivem conosco: nossos consumidores, clientes, colaboradores e fornecedores.
  • Responsabilidade: Priorizamos a ética e alta qualidade em TUDO o que fazemos. Desta forma, buscamos garantir a sustentabilidade do nosso negócio e meio ambiente, para além dos resultados.
Histórico

Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nos segmentos e países em que atua.

A Companhia iniciou suas atividades no ano de 1963, no Rio Grande do Sul, época em que se deu a migração do cultivo de arroz do centro-oeste para o sul do Brasil, devido à sua maior produtividade nesta região. Na década de 70, a Companhia expandiu suas atividades para o estado de São Paulo.

Já na década de 80, a Companhia começou a empacotar e comercializar arroz sob a marca Camil, abrindo o seu primeiro centro de distribuição em São Paulo. A década de 90 foi marcada pela (i) expansão comercial da Companhia com a entrada em novos mercados, como o feijão; (ii) transferência da sede do Rio Grande do Sul para São Paulo; e (iii) admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (TCW).

A partir do ano 2000, a estratégia da Companhia passou a ser de expansão via aquisições, em adição ao crescimento orgânico da Companhia com a assunção do controle da Companhia pela família Quartiero.

 

 

A Companhia possui um sólido histórico de aquisições, iniciado a partir de 2001 com a aquisição das marcas Pai João e Príncipe, líderes no Ceará e Rio de Janeiro, respectivamente, e aquisições de unidades industriais localizadas em Recife, Camaquã e próximo ao Rio Grande, além de Centros de Distribuição nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A estratégia de diversificação internacional começou, em 2007, por meio da aquisição da Saman no Uruguai, líder de mercado e maior exportador de arroz uruguaio, seguida da aquisição da Tucapel no Chile em 2009, atualmente a marca líder de vendas e share of mind. Em 2011, adquirimos a Costeño no Peru e em 2014, a marca Paisana, respectivamente primeira e segunda maiores marcas de arroz empacotado no país, consolidando a liderança nesta categoria.

Em 2011, a Companhia iniciou uma estratégia de diversificação de portfólio no Brasil com a entrada no mercado de pescados enlatados (sardinha e atum), por meio da compra das sociedades detentoras das marcas Coqueiro, Pescador e Alcyon. Já no mercado de açúcar, em 2012, a diversificação foi realizada por meio da compra da empresa detentora das marcas União e Da Barra, viabilizada pela injeção de capital com a entrada do fundo de investimento de private equity da Gávea Investimentos.

Em 2016, um fundo de investimento de private equity gerido pela Warburg Pincus adquiriu a participação societária detida pelo Gávea Investimentos na Companhia, ocupando dois assentos no Conselho de Administração da Companhia e reforçando o compromisso da Camil com altos padrões de governança corporativa.

Atualmente, a Companhia possui atuação no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Argentina. O portfólio diversificado de marcas tradicionais, consolidadas e com reconhecimento pelos consumidores, permite a ocupação de posições de liderança nos mercados de atuação da Camil. Lideramos rankings e possuímos participações relevantes nos mercados de arroz do Brasil, Uruguai, Chile e Peru, além de expressivas participações no mercado de açúcar e pescados enlatados no Brasil.

 


Atualizado em 08/03/2018 às 04:24

voltar

topo