Como investir em ações da Camil? Onde são negociadas as ações da Companhia?

Para investir em ações da Camil Alimentos (Ticker B3: CAML3), é necessário que você entre em contato com uma corretora de valores mobiliários. Para encontrar informações sobre corretoras, basta acessar o site da B3 em busca de corretoras. Ela poderá auxiliar você em todos os procedimentos necessários.

Qual a instituição depositária das ações e quais suas responsabilidades?

A instituição financeira escrituradora das ações da Camil Alimentos é o Banco Bradesco por meio do seu Departamento de Ações e Custódia. O atendimento aos acionistas é efetuado nas agências do Banco Bradesco distribuídas no Brasil. O website disponível para informações é www.bradescocustodia.com.br. O atendimento pode ser feito por telefone (11) 3684-9441 e e-mail dac.escrituracao@bradesco.com.br.
É papel do Banco Bradesco atender nossos acionistas para:

  • emissão de extratos de posição acionária;
  • atualização cadastral (logradouro, domicílio bancário, etc);
  • transferência das ações;
  • registro de bloqueios e averbações que recaiam sobre essas ações (acordo de acionistas, caução, usufruto, etc);
  • exercício de direitos (subscrição, dissidência, etc).
O que significa a Camil ser listada no Novo Mercado? Quais são os tipos e direitos das ações da Companhia?

Estamos inseridos no segmento especial de negociação de ações denominado Novo Mercado, nível mais elevado de práticas diferenciadas de governança corporativa da B3. Sendo assim, a Camil detém apenas ações ordinárias, que oferecem aos acionistas direito a voto nas assembleias e tag along. Para mais informações acesse as seções de Governança Corporativa disponível no site de relações com investidores da Camil.

Onde posso encontrar os resultados financeiros da Camil? Quando se dá o encerramento do ano fiscal?

Os resultados financeiros da Companhia estão disponíveis no site de relações com investidores, em Central de Resultados ou no site da CVM. Entre os documentos divulgados, a Companhia disponibiliza as demonstrações financeiras anuais e intermediárias, comentários de desempenho, apresentação e áudio da teleconferência de resultados trimestrais.

O exercício social da Companhia e suas controladas termina ao final de fevereiro de cada ano, a fim de alinhar a data de encerramento de seu exercício societário com o ciclo de colheita da safra de arroz, principal produto da Companhia.

Como conseguir o informe de rendimento para o imposto de renda de acionista e qual o processo de alteração de cadastro?

Nossos acionistas podem alterar seu cadastro e solicitar seu informe de rendimentos através do Banco Bradesco. O atendimento aos acionistas é efetuado nas agências do Banco Bradesco distribuídas no Brasil. O website disponível para informações é www.bradescocustodia.com.br. O atendimento pode ser feito também por telefone (11) 3684-9441 e e-mail dac.escrituracao@bradesco.com.br.

Como é a distribuição de Dividendos e Juros sobre capital Próprio (JCP)? Qual o histórico de distribuição da Companhia?

Do saldo do lucro líquido apurado em cada exercício social, após a dedução da reserva legal e de contingências, se houver, pelo menos 25% será distribuído a título de dividendo obrigatório e/ou juros sobre capital próprio, salvo destinação diversa determinada pela Assembleia Geral Ordinária, nos casos permitidos Lei das Sociedades por Ações.

O Estatuto Social da Companhia também autoriza (i) o levantamento de balanços semestrais, trimestrais ou de períodos menores, podendo ser declarados dividendos ou juros sobre capital próprio dos lucros verificados em tais balanços; ou (ii) declaração de dividendos ou juros sobre capital próprio intermediários à conta de lucros acumulados ou de reservas de lucros existentes no último balanço anual. De acordo com a legislação tributária, as companhias brasileiras estão autorizadas a deduzir os pagamentos e/ou créditos aos acionistas de juros sobe o capital próprio do cálculo do IRPJ e da CSLL apurados.

A Companhia mantém atualizada a seção de Dividendos do website de relações com investidores com seu histórico de distribuição de dividendos e JCP.

O que são Juros sobre Capital Próprio (JCP)?

Juros sobre o capital próprio (JCP) são os juros calculados sobre o patrimônio líquido das companhias pago ou creditado aos acionistas com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) divulgada periodicamente pelo Banco Central, e estão sujeitos a determinadas limitações impostas pela legislação fiscal vigente.

De acordo com a legislação tributária, as companhias brasileiras estão autorizadas a deduzir os pagamentos e/ou créditos aos acionistas de juros sobe o capital próprio do cálculo do IRPJ e da CSLL apurados

O que são as assembleias gerais ordinárias (AGO)?

São assembleias realizadas no máximo em até 4 meses após o encerramento do exercício. Elas podem ser convocadas pela diretoria para diversos fins, como verificação de resultados, eleição do conselho fiscal da diretoria e discussão e votação dos relatórios de diretoria.

Todos os acionistas da Camil podem participar das assembleias e têm o direito de votar.

Para se manter informado sobre as datas das assembleias, acesse o site de relações com investidores da empresa e acompanhe a seção Agenda de RI.

Como posso entrar em contato com a Área de Relações com Investidores?

Você pode entrar em contato com o departamento de RI através do e-mail ri@camil.com.br ou telefone +55 11 3039-9200 (ramal 9238 ou 9237). O escritório corporativo da Camil Alimentos fica localizado na Av. das Nações Unidas 8501, 12º andar, Pinheiros – Eldorado Business Tower CEP 05425-070, São Paulo – SP, Brasil.


Atualizado em 13/03/2019 às 07:30

voltar

topo