Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Ao longo do último ano, concentramos os esforços na revisão das ações das nossas unidades com os colaboradores internos e comunidade externa, que resultou na construção da Estratégia de Responsabilidade Social Camil. Sendo definido o nosso foco de atuação em “Alimentar e Nutrir Relações”, que se desdobra nos pilares de atuação que são a base dos direcionadores para aprovação e busca de projetos alinhados os nossos objetivos. Descrevemos abaixo os pilares e principais atividades realizadas nos últimos trimestres

2020

Somos mais do que uma empresa de alimentos, produzimos conexões, relacionamentos e inspirações de uma forma prática e com qualidade através de nossos produtos, tendo sempre responsabilidade em obter impacto positivo onde atuamos. Seguindo a nossa Estratégia de Responsabilidade Social Camil com o foco de atuação em “Alimentar e Nutrir Relações”, no primeiro trimestre de 2020 tivemos alguns destaques:

Logística Reversa

Demonstrando o cuidado com Relação com a Cadeia Produtiva, formalizamos o investimento em Iniciativas que apoiam e capacitam o crescimento de toda cadeia de reciclagem no Brasil. Reforçando nosso compromisso, como líder nas categorias onde atuamos, de incentivarmos o desenvolvimento dos processos de descarte adequado das embalagens dos nossos produtos. Para isso, apoiamos os seguintes projetos:
o Reciclar pelo Brasil, que conta com a participação das principais empresas da área de alimentos e dispõe de uma rede de mais de 160 cooperativas em todo Brasil através de uma parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis)
o Programa Prolata, que é idealizado e executado pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) tem como objetivo atender o Sistema de Logística Reversa de embalagens de aço e conta com 3 frentes de atuação: (i) Centros de Recebimento, estrutura voltada para recebimento de grandes volumes de empresas parceiras; (ii) Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, trabalho de inclusão social e profissionalização, premissa preconizada pela PNRS; e (iii) Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Interface direta com o consumidor final.

Ações Covid-19

Relações Internas: Para a Camil, a segurança e a saúde de cada funcionário são prioridades, por isso investimos mais de R$1,5 milhão em equipamentos e iniciativas para garantir a segurança entre nossos colaboradores. Desde o início dos casos de Covid-19 no Brasil e nas operações Internacionais, instauramos um Comitê de Crise envolvendo todas as áreas da empresa com o objetivo de deliberações sobre as ações de contenção da doença tanto nas áreas administrativas quanto nas áreas operacionais. E entre as principais ações implementadas, destacamos:

o Cumprimento das determinações do Ministério da Saúde e entidades governamentais de cada país tais como liberação de funcionários acima de 60 anos, grávidas e pessoas do grupo de risco, além dos protocolos de convivência, comportamentos e demais orientações ligadas a prevenção e higienização;
o Monitoramento das determinações das autoridades competentes nas regiões em que tem operação, no Brasil e nas operações internacionais, se adequando as requisições e obrigações relativas as novas orientações;
o Reforço nos procedimentos de segurança e uso de EPI´s, disponibilização de Álcool Gel, antecipação da campanha de vacinação, informações sobre saúde física e equilíbrio emocional;
o Adoção de trabalho remoto (Home Office) para todos os colaboradores do escritório corporativo;
o Cancelamento de Viagens e o cancelamento de Reuniões, Eventos, Treinamentos na sua forma presencial, substituída por comunicação de forma remota por meio eletrônico;
o Intensiva campanha interna sobre o Covid-19, envolvendo todos os colaboradores que estiverem em Home Office ou nas Unidades (Ex. Utilização de transporte Fretado, Regras de distanciamento nos refeitórios/vestiários/áreas comuns);
o Campanha #vamospracima valorizando nossos colaboradores no trabalho do dia a dia, alinhados ao nosso propósito e valores;
o Fortalecimento do papel da liderança frente à demanda de produtividade e trabalho à distância, mantendo o foco no resultado e engajamento;
o Aproximação de investidores e comunidade financeira através da participação de eventos, non-deal roadshows, lives, reuniões e outras interações de forma virtual e remota;
o Doações de alimentos, compra de equipamentos e auxilio as comunidades que possuímos unidades com participação ativa de nossos colaboradores.

Relações com a Comunidade: Como uma das maiores Companhias de alimentos do Brasil, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, contribuindo no combate aos impactos da Covid-19 nas comunidades onde operamos. Destinamos mais de R$1 milhão em doações para diversas iniciativas: compra de equipamentos e utensílios para serviços de saúde dos munícipios onde temos unidades e mais de 200 toneladas de produtos distribuídos para a população mais vulnerável. Os investimentos foram destinados à compra de equipamentos e materiais hospitalares destinados para os Serviços de Saúde das cidades onde nossas fábricas estão localizadas. Desde o início da Pandemia, doamos mais de 200 toneladas dos nossos produtos, além das doações realizadas mensalmente. Priorizamos iniciativas que atuam nas cidades onde estão localizadas as nossas Unidades Produtivas, contribuindo assim, com a comunidade em que estamos inseridos como a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Itapecuru (MA). Para aumentar o impacto das nossas doações, apoiamos campanhas de arrecadações das Lives de cantores como Luan Santana, Diogo Nogueira, Anitta e Joelma, que possibilitaram a distribuição das nossas doações para chegar a quem mais precisa, como por exemplo CUFA (Central Única das Favelas) e UNICEF. E também foi realizada, uma campanha interna de doação de alimentos com os nossos colaboradores que teve alta participação e colaboração com este volume total de alimentos doados.

2019

Ao longo do último ano, concentramos os esforços na revisão das ações das nossas unidades com os colaboradores internos e comunidade externa, que resultou na construção da Estratégia de Responsabilidade Social Camil. Sendo definido o nosso foco de atuação em “Alimentar e Nutrir Relações”, que se desdobra nos pilares de atuação que são a base dos direcionadores para aprovação e busca de projetos alinhados os nossos objetivos. Descrevemos abaixo os pilares e principais atividades realizadas neste último ano:
Relações Internas: Contempla todo cuidado com os colaboradores em relação à Segurança e Qualidade de vida:
o Implementação do Programa de Qualidade de Vida – Camil Vida Saudável para os colaboradores do escritório Central, com direcionamentos para as demais unidades, que trouxe suporte em relação ao aspecto físico, mental, social e financeiro para toda a equipe; e
o Pesquisa de Diagnóstico com a Liderança sobre Diversidade e Inclusão que serviu como base para as ações do próximo ano do Comitê.
Relações com Meio Ambiente: Foco nas diversas etapas da cadeia produtiva, tendo monitoramento do impacto no meio ambiente e terceiros envolvidos na produção e distribuição dos nossos produtos:
o Manutenção da Certificação Dolphin Safe no nosso Atum. Assegurando que os peixes são pescados à vara, reduzindo assim o impacto na vida marinha; e
o Revisão da forma que atuamos com a Logística Reversa: somos signatários da Coalização de Logística Reversa da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e concentramos nossos esforços ao longo do ano na busca de parceiros que aumentem nosso impacto positivo ao longo dos próximos anos, com início em 2020.
Relações com a Comunidade: Ações que envolvem a Comunidade externa à Camil, com foco nas áreas ao redor das nossas Unidades, projetos que apoiem a Redução de Fome e Desnutrição, Combate ao desperdício de Alimentos e Comunicação Responsável:
o Mais de 50 toneladas de alimentos doados para diversas instituições, entre elas CREN (Centro de Referência de Educação Nutricional), Casa Hope outros projetos regionais;
o Doação de alimentos próximo à validade da Cozinha Experimental para o Banco de Alimentos;
o Parceria com AACD para contribuição voluntária dos nossos colaboradores através de desconto em folha;
o Projeto Revitaliza: patrocinado via Lei de Incentivo (PROAC-ICMS), realizamos a revitalização de um espaço comunitário e aberto ao público, para que a população pudesse ter um local agradável para convivência. Além de oferecer oficinas de Jardinagem, Grafite e Mobiliário Urbano para a comunidade ao redor do local;
o Natal sem fome: pelo 2ºano participamos desta campanha liderada pela Ação da Cidadania, Ao todo foram doadas 84 toneladas de alimentos, dobrando o volume arrecadado em 2018 e ampliando substancialmente nossa participação na campanha; e
o Amigo Secreto União: campanha realizada no Natal que destinou R$50 mil para a ONG Gastromotiva, para serem investido na formação dos alunos de população mais carente.
Ações Covid-19
Relações Internas: Desde o início dos casos de Covid-19 no Brasil, instauramos um Comitê de Crise envolvendo todas as áreas da empresa com o objetivo de deliberações sobre as ações de contenção da doença tanto nas áreas administrativas quanto nas áreas operacionais. E entre as principais ações implementadas, destacamos:
o Cumprimento das determinações do Ministério da Saúde tais como liberação de funcionários acima de 60 anos, grávidas e pessoas do grupo de risco, além dos protocolos de convivência, comportamentos e demais orientações ligadas a prevenção e higienização;
o Cancelamento de Viagens e o cancelamento de Reuniões, Eventos , Treinamentos na sua forma presencial;
o Fortalecimento do papel da liderança frente à demanda de produtividade e trabalho à distância, mantendo o foco no resultado e engajamento;
o Campanha #vamospracima valorizando nossos colaboradores no trabalho do dia a dia, alinhados ao nosso propósito e valores;
o Intensiva campanha interna sobre o Covid-19, envolvendo todos os colaboradores que estiverem em Home Office ou nas Unidades (Ex. Utilização de transporte Fretado, Regras de distanciamento nos refeitórios/vestiários/áreas comuns;
o Reforço nos procedimentos de segurança e uso de EPI´s, disponibilização de Álcool Gel, antecipação da campanha de vacinação, informações sobre saúde física e equilíbrio emocional.

Relações com a Comunidade: Foram investidos R$300 mil na compra de equipamentos e materiais hospitalares destinados para os Serviços de Saúde das cidades onde nossas fábricas estão localizadas. Desde o início da Pandemia, doamos 202 toneladas dos nossos produtos, além das doações realizadas mensalmente. Priorizamos iniciativas que atuam nas cidades onde estão localizadas as nossas Unidades Produtivas, contribuindo assim, com a comunidade em que estamos inseridos como a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Itapecuru (MA). Para aumentar o impacto das nossas doações, apoiamos campanhas de arrecadações das Lives de cantores como Luan Santana, Diogo Nogueira, Anitta e Joelma, que possibilitaram a distribuição das nossas doações para chegar a quem mais precisa, como por exemplo CUFA (Central Única das Favelas) e UNICEF. E também foi realizada, uma campanha interna de doação de alimentos com os nossos colaboradores que teve alta participação e colaboração com este volume total de alimentos doados.


Atualizado em 05/10/2020 às 05:41

voltar

topo