Pesquisa

Neste ano atípico decorrente da pandemia da Covid-19, o mundo também vivenciou o movimento de um novo olhar para a sustentabilidade. Questões discutidas anteriormente referente a temas ambientais, de responsabilidade social e de governança corporativa ganharam força e se tornaram cada vez mais um tema central de escolha para clientes e consumidores, mercado de capitais e toda a cadeia de valor e stakeholders envolvidos no negócio.

Dentro da amplitude de discussões em ESG, a fim de alinhar temas que fazem uma real diferença aos nossos negócios e para nosso entorno, definimos temas materiais com metas e princípios – alguns que nos orientam dentro dos nossos 60 anos de história, e outros no qual buscamos sempre nos atualizar e aperfeiçoar. Buscamos alimentar e nutrir relações e entendemos que o foco e a definição da materialidade é a estratégia assertiva para fazer a diferença no dia-a-dia das pessoas.

Nossa estratégia ESG e atualizações no exercício de 2020 faz parte do amadurecimento contínuo e construção de uma base sólida para uma governança sustentável. Temos adotado compromissos focados e sólidos que transformam reais desafios do nosso contexto em metas que garantem a eficiência do nosso propósito na atualização e aprimoramento do nosso propósito empresarial. Destacamos algumas frentes abaixo:

Atualizações ESG 2020

  • Comitê de ESG e Ética: criação de uma estrutura de governança focada em práticas ESG, órgão que se reporta ao Conselho de Administração e é composto por três conselheiros, sendo um conselheiro independente, que visa acompanhar e orientar as práticas de ESG e Ética da Companhia alinhadas à estratégia empresarial. Para acessar o Regimento o Comitê de ESG e Ética clique aqui.
  • Comitê Interno de ESG – Diretoria: para reporte ao Comitê de ESG e Ética, criamos uma estrutura interna composta por quatro diretores, incluindo o diretor presidente, que visa monitorar os grupos de trabalho de ESG para execução de metas e práticas aderentes à Companhia e países de atuação. O reporte ao comitê é realizado pelo departamento de Relações com Investidores e ESG da Companhia.
  • Grupos de Trabalho: a estratégia da Companhia apoiada e monitorada pelo Comitê foi separada em oito Grupos de Trabalho, com equipes multidisciplinares que focam nos Temas Materiais levantados durante o assessment de ESG da Companhia, incluindo: Ambiental: Meio Ambiente; e Suprimentos; Responsabilidade Social: Investimentos Sociais; Saúde e Segurança do Trabalho; e Diversidade e Inclusão; Governança: Riscos e Compliance; Governança Corporativa; e Imagem e Reputação.

São mais de 60 pessoas envolvidas dos quatro países que atuamos que compõe os grupos de trabalho, com discussões e encontros mensais focados no estabelecimento de metas e ações voltadas ao aperfeiçoamento de cada um dos temas materiais acima no nosso contexto de negócios. Cada grupo de trabalho tem sua própria governança estabelecida, respondendo à uma diretoria que faz o controle e supervisão do andamento das metas e ações propostas.

Metas ESG – Diretoria: para reforçar ainda mais este compromisso, a Camil decidiu atualizar seu planejamento estratégico dos próximos cinco anos com práticas ESG e atribuir metas ESG relacionadas ao contexto dos temas materiais acima na remuneração variável de todos os diretores da Companhia.

Definição da Receita de Sucesso ESG: definimos a nossa Receita de ESG Camil, que baseia nossos princípios e metas orientando a Companhia frente ao que somos e que buscamos com essa estrutura e aprimoramento de práticas sustentáveis:

  • Receita: Como uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, reforçamos nosso compromisso no impacto positivo e permanente que geramos frente aos nossos negócios e a sociedade, no cuidado com as pessoas envolvidas em nosso contexto, na garantia de qualidade dos nossos produtos e na preocupação com a mitigação de impactos ambientais que geramos.
  • Modo de Preparo: Nossa estrutura de governança visa estimular e criar mecanismos para integrar práticas ambientais, sociais e de governança ao planejamento estratégico e cultura organizacional por meio de ações e metas para o desenvolvimento sustentável empresarial.
  • Ingredientes: Integramos aspectos ambientais, sociais e de governança com a materialidade como estratégia assertiva para refletir o que queremos ser e nutrir nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável. Os temas materiais são compostos por grupos de trabalho multidisciplinares, com ações e metas que apoiam nossa visão.

Buscamos alinhar tendências atuais de mercado com visão ESG aos nossos negócios e trabalhar o tema cada vez mais no âmbito da nossa cultura empresarial, olhando para a realidade das práticas que fazem diferença efetiva em cada país e categoria que atuamos. Diante disso, realizamos diversos encontros entre workshops, palestras e discussões internas sobre o tema para alinhar nossa visão e compromissos sustentáveis, além de consultas externas com alguns de nossos stakeholders. Além disso, a Companhia se prepara para comunicar ao mercado o andamento e principais evoluções no âmbito das práticas ESG dos grupos de trabalho e de seus compromissos frente à estas práticas para os próximos anos.

Questões ambientais, de responsabilidade social e de governança corporativa estão diretamente relacionadas ao contexto empresarial quando olhamos para a perenidade dos nossos negócios. Seguimos focados em reforçar e trazer para o mercado práticas que fazem a real diferença para nossos negócios, as pessoas, o planeta e o contexto que estamos inseridos.

Investimentos Sociais 
Em meio à pandemia, como uma das maiores companhias de alimentos do Brasil, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, atuando também para contribuir no combate aos impactos da Covid-19 nas comunidades onde operamos. Destinamos recursos para a compra de equipamentos e materiais hospitalares e apoiamos iniciativas de doação de alimentos nas cidades onde estão localizadas as nossas Unidades Produtivas.

Além disso, apoiamos as campanhas de arrecadação de alimentos impulsionadas através das lives de cantores. Destacamos nossa participação na primeira live do Luan Santana, que contou com a doação de 52 toneladas de produtos da Camil Alimentos e teve uma grande contribuição através da campanha interna com nossos colaboradores, que fizeram suas doações e a Camil dobrou o total de arrecadação, somando 114 toneladas ao volume inicial da nossa contribuição. Estes alimentos foram destinados para a CUFA (Central Única das Favelas) e UNICEF.

Além disso, apoiamos alguns artistas mais regionais e projetos sociais, totalizando mais de 300 toneladas de alimentos doados. Além das doações, comercializamos os nossos produtos a preço de custo para outras iniciativas que distribuem alimentos para população vulnerável, totalizando 330 toneladas de alimentos vendidos nesta condição diferenciada.

  • Teleton/AACD: apoiamos neste último ano o Teleton e tivemos presença da marca Camil nas redes sociais do Teleton e da AACD além de contarmos com uma assinatura do bloco “Cozinha Teleton” com 3 inserções ao longo da programação da Marotona Teleton, que ocorreu no Youtube. Na Cozinha Teleton contamos com a Luzinete que é paciente da AACD e adora cozinhar por isso ela foi selecionada para preparar uma deliciosa receita com Camil e tivemos a participação do influenciador digital Matheus do canal @vireiadulto que fez o preparo de 2 outras receitas.
  • Natal sem fome: Natal Sem Fome é uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil, realizada pela Ação da Cidadania durante os 3 últimos meses do ano. A Campanha ocorre desde 1994 e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas a terem alimento na mesa no Natal. Desde seu surgimento já arrecadou mais de 32 milhões de quilos de alimentos com distribuição nacional, atuando em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A Camil Alimentos, apoiou pelo 3º ano esta campanha colaborando com o maior volume de doação de alimentos em comparação aos anos anteriores. Foram 100 toneladas de alimentos distribuídos entre produtos Camil e União que compõem a cesta básica da campanha Natal Sem Fome. As doações foram destinadas para os estados de Goiás, Maranhão e Rio de Janeiro. Como uma das principais apoiadoras da campanha, a Camil Alimentos foi mencionada na lista Top of Heart. Iniciativa do Pacto Global da ONU com a Ação da Cidadania listou as principais empresas doadoras do Natal Sem fome 2020, que teve como objetivo dar visibilidade às organizações que se comprometem em participar de soluções conjuntas para amenizar problemas sociais.
  • Empreendedoras da Favela – Makro Atacadista: Projeto liderado pelo Makro Atacadista, onde foram selecionadas 50 mulheres da periferia de São Paulo para fazerem parte do projeto. Com foco em mulheres que tiveram a sua geração de renda impactada pelo contexto da pandemia. Por meio da plataforma Makro Parceria Que Capacita, elas tiveram acesso a um curso para fabricação de bolos de pote e o SEBRAE ofereceu consultoria e treinamento sobre empreendedorismo. As participantes do projeto foram acompanhadas por 3 meses e receberam mentoria para administrarem lucro e despesas durante este período – o curso e a capacitação aconteceram de maneira remota por meio de Whatsapp e plataformas online. A Camil Alimentos apoiou o projeto através da doação de 500kg de Açúcar Refinado União para compor o kit de ingredientes necessários para o preparo da produção inicial de 300 bolos de pote e compartilhou conteúdos sobre cuidados com armazenamento e manipulação dos alimentos, para que os produtos sejam comercializados de forma segura. Ao final do projeto foi aplicado uma avaliação onde tivemos 76% de engajamento das participantes e a nota de satisfação: 9,8. E um destaque foi que 70% de mulheres afirmaram que estavam dando continuidade à produção e venda de bolos de pote, dentre outros doces mesmo após o término do projeto.
2020

Somos mais do que uma empresa de alimentos, produzimos conexões, relacionamentos e inspirações de uma forma prática e com qualidade através de nossos produtos, tendo sempre responsabilidade em obter impacto positivo onde atuamos. Seguindo a nossa Estratégia de Responsabilidade Social Camil com o foco de atuação em “Alimentar e Nutrir Relações”,em 2020 tivemos alguns destaques:

Comitê ESG:

A fim de alinhar os temas materiais no âmbito ambiental, responsabilidade social e governança, a Companhia criou um comitê interno de ESG que visa identificar os temas materiais e auxiliar grupos de trabalho para consolidação e monitoramento dos temas relevantes para a Companhia e o setor em diversas frentes de atuação.

Responsabilidade Social:

Destinação de mais de R$1,1 milhão em doações no 2T20 para diversas iniciativas durante a pandemia, com compra de equipamentos e utensílios para serviços de saúde dos munícipios onde temos unidades e mais de 225 toneladas de produtos distribuídos para a população mais vulnerável; e o Apoiamos um novo projeto, o Empreendedoras da Favela do Makro Atacadista, o qual por meio da plataforma Parceria que Capacita do Makro, as mulheres que integram o projeto terão acesso a um curso para fabricação de bolos de pote. A Camil apoiou o projeto através da doação de 500kg de Açúcar Refinado União para compor o kit de ingredientes necessários para o preparo da produção inicial de 300 bolos de pote e compartilhou conteúdos sobre cuidados com armazenamento e manipulação dos alimentos, para que sejam comercializados de forma segura.

Governança

A Companhia realizou no 2T20 a reestruturação de sua gestão de riscos, com atualização da sua política de gestão de riscos e fortalecimento de suas diretrizes e premissas a serem observadas no gerenciamento de riscos do dia-a-dia.

Logística Reversa

Demonstrando o cuidado com Relação com a Cadeia Produtiva, formalizamos o investimento em Iniciativas que apoiam e capacitam o crescimento de toda cadeia de reciclagem no Brasil. Reforçando nosso compromisso, como líder nas categorias onde atuamos, de incentivarmos o desenvolvimento dos processos de descarte adequado das embalagens dos nossos produtos. Para isso, apoiamos os seguintes projetos:

  • Reciclar pelo Brasil, que conta com a participação das principais empresas da área de alimentos e dispõe de uma rede de mais de 160 cooperativas em todo Brasil através de uma parceria com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis).
  • Programa Prolata, que é idealizado e executado pela ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) tem como objetivo atender o Sistema de Logística Reversa de embalagens de aço e conta com 3 frentes de atuação: (i) Centros de Recebimento, estrutura voltada para recebimento de grandes volumes de empresas parceiras; (ii) Cooperativas de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, trabalho de inclusão social e profissionalização, premissa preconizada pela PNRS; e (iii) Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), Interface direta com o consumidor final.

Ações Covid-19

Relações Internas

Para a Camil, a segurança e a saúde de cada funcionário são prioridades, por isso investimos mais de R$1,5 milhão em equipamentos e iniciativas para garantir a segurança entre nossos colaboradores. Desde o início dos casos de Covid-19 no Brasil e nas operações Internacionais, instauramos um Comitê de Crise envolvendo todas as áreas da empresa com o objetivo de deliberações sobre as ações de contenção da doença tanto nas áreas administrativas quanto nas áreas operacionais. E entre as principais ações implementadas, destacamos:

  • Cumprimento das determinações do Ministério da Saúde e entidades governamentais de cada país tais como liberação de funcionários acima de 60 anos, grávidas e pessoas do grupo de risco, além dos protocolos de convivência, comportamentos e demais orientações ligadas a prevenção e higienização;
  • Monitoramento das determinações das autoridades competentes nas regiões em que tem operação, no Brasil e nas operações internacionais, se adequando as requisições e obrigações relativas as novas orientações;
  • Reforço nos procedimentos de segurança e uso de EPI´s, disponibilização de Álcool Gel, antecipação da campanha de vacinação, informações sobre saúde física e equilíbrio emocional;
  • Adoção de trabalho remoto (Home Office) para todos os colaboradores do escritório corporativo;
  • Cancelamento de Viagens e o cancelamento de Reuniões, Eventos, Treinamentos na sua forma presencial, substituída por comunicação de forma remota por meio eletrônico;
  • Intensiva campanha interna sobre o Covid-19, envolvendo todos os colaboradores que estiverem em Home Office ou nas Unidades (Ex. Utilização de transporte Fretado, Regras de distanciamento nos refeitórios/vestiários/áreas comuns);
  • Campanha #vamospracima valorizando nossos colaboradores no trabalho do dia a dia, alinhados ao nosso propósito e valores;
  • Fortalecimento do papel da liderança frente à demanda de produtividade e trabalho à distância, mantendo o foco no resultado e engajamento;
  • Aproximação de investidores e comunidade financeira através da participação de eventos, non-deal roadshows, lives, reuniões e outras interações de forma virtual e remota;
  • Doações de alimentos, compra de equipamentos e auxilio as comunidades que possuímos unidades com participação ativa de nossos colaboradores.

 

Relações com a Comunidade

Como uma das maiores Companhias de alimentos do Brasil, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade, contribuindo no combate aos impactos da Covid-19 nas comunidades onde operamos. Destinamos mais de R$1 milhão em doações para diversas iniciativas: compra de equipamentos e utensílios para serviços de saúde dos munícipios onde temos unidades e mais de 200 toneladas de produtos distribuídos para a população mais vulnerável. Os investimentos foram destinados à compra de equipamentos e materiais hospitalares destinados para os Serviços de Saúde das cidades onde nossas fábricas estão localizadas. Desde o início da Pandemia, doamos mais de 200 toneladas dos nossos produtos, além das doações realizadas mensalmente. Priorizamos iniciativas que atuam nas cidades onde estão localizadas as nossas Unidades Produtivas, contribuindo assim, com a comunidade em que estamos inseridos como a Prefeitura de Aparecida de Goiânia (GO), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Itapecuru (MA). Para aumentar o impacto das nossas doações, apoiamos campanhas de arrecadações das Lives de cantores como Luan Santana, Diogo Nogueira, Anitta e Joelma, que possibilitaram a distribuição das nossas doações para chegar a quem mais precisa, como por exemplo CUFA (Central Única das Favelas) e UNICEF. E também foi realizada, uma campanha interna de doação de alimentos com os nossos colaboradores que teve alta participação e colaboração com este volume total de alimentos doados.

2019

Ao longo do último ano, concentramos os esforços na revisão das ações das nossas unidades com os colaboradores internos e comunidade externa, que resultou na construção da Estratégia de Responsabilidade Social Camil. Sendo definido o nosso foco de atuação em “Alimentar e Nutrir Relações”, que se desdobra nos pilares de atuação que são a base dos direcionadores para aprovação e busca de projetos alinhados os nossos objetivos. Descrevemos abaixo os pilares e principais atividades realizadas em 2019:

Relações Internas

Contempla todo cuidado com os colaboradores em relação à Segurança e Qualidade de vida:

  • Implementação do Programa de Qualidade de Vida – Camil Vida Saudável para os colaboradores do escritório Central, com direcionamentos para as demais unidades, que trouxe suporte em relação ao aspecto físico, mental, social e financeiro para toda a equipe; e
  • Pesquisa de Diagnóstico com a Liderança sobre Diversidade e Inclusão que serviu como base para as ações do próximo ano do Comitê.

Relações com Meio Ambiente

Foco nas diversas etapas da cadeia produtiva, tendo monitoramento do impacto no meio ambiente e terceiros envolvidos na produção e distribuição dos nossos produtos:

  • Manutenção da Certificação Dolphin Safe no nosso Atum. Assegurando que os peixes são pescados à vara, reduzindo assim o impacto na vida marinha; e
  • Revisão da forma que atuamos com a Logística Reversa: somos signatários da Coalização de Logística Reversa da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e concentramos nossos esforços ao longo do ano na busca de parceiros que aumentem nosso impacto positivo ao longo dos próximos anos, com início em 2020.

Relações com a Comunidade

Ações que envolvem a Comunidade externa à Camil, com foco nas áreas ao redor das nossas Unidades, projetos que apoiem a Redução de Fome e Desnutrição, Combate ao desperdício de Alimentos e Comunicação Responsável:

  • Mais de 50 toneladas de alimentos doados para diversas instituições, entre elas CREN (Centro de Referência de Educação Nutricional), Casa Hope outros projetos regionais;
  • Doação de alimentos próximo à validade da Cozinha Experimental para o Banco de Alimentos;
  • Parceria com AACD para contribuição voluntária dos nossos colaboradores através de desconto em folha;
  • Projeto Revitaliza: patrocinado via Lei de Incentivo (PROAC-ICMS), realizamos a revitalização de um espaço comunitário e aberto ao público, para que a população pudesse ter um local agradável para convivência. Além de oferecer oficinas de Jardinagem, Grafite e Mobiliário Urbano para a comunidade ao redor do local;
  • Natal sem fome: pelo 2º ano participamos desta campanha liderada pela Ação da Cidadania, Ao todo foram doadas 84 toneladas de alimentos, dobrando o volume arrecadado em 2018 e ampliando substancialmente nossa participação na campanha; e
  • Amigo Secreto União: campanha realizada no Natal que destinou R$50 mil para a ONG Gastromotiva, para serem investido na formação dos alunos de população mais carente.


Atualizado em 14/07/2021 às 04:14