Posição de liderança em todos os segmentos e países em que atuamos, com marcas tradicionais, reconhecidas e líderes em participação de mercado

Possuímos um portfólio de marcas líderes em diversas categorias de produtos, resultado da nossa experiência, sólida estratégia de marketing, know-how e abrangência nacional nos países nos quais atuamos, sendo:

  • em processamento e distribuição de arroz no Brasil (Camil)
  • em processamento e distribuição de arroz no Uruguai (Saman)
  • em processamento e distribuição de arroz no Chile (Tucapel)
  • em processamento e distribuição de arroz no Peru (Costeño)
  • em açúcar refinado no Brasil (marca União)
  • em peixes enlatados no Brasil (marca Coqueiro)
  • No Brasil, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 9%¹, tendo nossa marca Camil 60% de Top of Mind². No mercado de açúcar refinado também somos líderes no Brasil, com uma participação de mercado de 32%², tendo nossa marca “União” 83% de Top of Mind². No mercado de pescados enlatados, ocupamos a 2ª posição em termos de participação de mercado para sardinha e atum, com 43% e 23%, respectivamente, tendo nossa marca “Coqueiro” 47% e 37% de Top of Mind² em sardinha e atum, respectivamente. No internacional, no Uruguai, a marca de arroz “Saman” é a primeira em termos de participação de mercado com 48%³. No Chile, ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz com uma participação de 33%, tendo nossa marca “Tucapel” 50% de Top of Mind. No Peru, também ocupamos a 1ª posição no mercado de arroz empacotado com uma participação de 33%, tendo nossa marca “Costeño” 72% de Top of Mind.

    Nossas marcas possuem tradição e amplo reconhecimento por consumidores em suas respectivas categorias de produtos e regiões onde operamos, o que nos permite obter um prêmio no preço de nossos produtos entre 3% e 12% acima dos preços médios nos mercados de arroz e no açúcar, respectivamente.

    ¹Dados Nielsen Retail Index de Agosto e Setembro 2018
    ²Top of Mind Camil Ipsos; Janeiro 2019
    ³Market share total (Mercado local + exportações) – Consecha Comision Sectorial del Arroz 2016/17
    4Índice de preço Nielsen INA e Cash and Carry de abril 2017 à novembro 2018

    Nossa história e capacidade comprovada de identificar, adquirir e integrar com sucesso aquisições estratégicas

    Com mais de 50 anos de história, a Camil é uma das maiores empresas de bens de consumo no setor de alimentos no Brasil e da América do Sul, detendo posições de liderança nas categorias e países em que atuamos. Apresentamos um histórico consistente de crescimento e ampliação de nossa participação de mercado no setor de alimentos no Brasil e na América do Sul, tanto com crescimento orgânico, quanto por meio de aquisições estratégicas com diversificação de nossa atuação geográfica e categorias de produtos.
    Nos últimos 20 anos, implementamos uma estratégia bem-sucedida de expansão por meio de aquisições estratégicas, tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, a fim de ampliar nosso portfólio de marcas, categorias de produtos e áreas de atuação geográfica. Neste processo, a partir de 2007, expandimos as operações de arroz para Uruguai, Chile e Peru e, no Brasil, agregamos ao nosso portfólio, além da categoria de grãos, as categorias de pescados enlatados com as marcas “Coqueiro” e “Pescador” e de açúcar com as marcas “União” e “Da Barra”, além de outras de relevância regional. O aprimoramento industrial, blend de produtos e nossa capacidade de precificação fazem com que as empresas adquiridas tenham significativo crescimento de qualidade e presença no mercado.
    As diversas aquisições estratégicas que realizamos contribuíram significativamente para o incremento do nosso resultado devido, principalmente, à capacidade de identificar, adquirir e integrar com sucesso estruturas e operações novas ao nosso modelo de negócio, de forma rápida e sem prejudicar a qualidade e competitividade de nossas demais marcas e produtos. Nosso processo de integração permitiu alcançar aumento de eficiência operacional nas empresas adquiridas, mediante aproveitamento de sinergias, racionalização de custos e despesas e economias de escala à medida que mais marcas, produtos, centros de distribuição e plantas foram incluídos em nosso modelo de negócio. Acreditamos que nossa ampla e comprovada experiência adquirida nesses processos confere uma posição única para não somente identificar corretamente possíveis aquisições como, principalmente, para integrá-las rapidamente a nosso modelo de negócio, proporcionando ganhos de escala e eficiência. A diversidade de negócios, além de reduzir o risco e aumentar a sinergia estrutural e de custos, permite maior expertise em diferentes modelos de distribuição, suprimentos e maior força junto ao trade marketing, por meio de iniciativas de cross selling.

Posicionamento Diferenciado na Cadeia de Valor e Resiliência de Margem com Crescimento de Rentabilidade

Possuímos posicionamento diferenciado na cadeira de valor operando desde a industrialização até a distribuição e marketing de nossos produtos. Nossa atuação nos estágios de maior valor agregado da cadeia e a operação em grande escala permitem que operemos de maneira resiliente, minimizando nossa exposição à variação de preços dos insumos e permitindo o repasse de eventuais flutuações de preços do mercado de commodities ao consumidor final, diminuindo o impacto da volatilidade em nossa margem. Adicionalmente, possuímos presença em diversas categorias sinérgicas de produtos, reduzindo nossa exposição a eventuais oscilações em segmentos específicos e nos possibilitando desenvolver e oferecer a nossos clientes um portfólio de produtos mais variado e complementar. Adicionalmente, a diversidade de produtos complementares nos permite ter ganhos de escala, essencialmente importantes no segmento de alimentos tanto para a negociação com clientes, quanto na otimização da nossa estrutura logística e de distribuição.
Nos últimos seis exercícios sociais, entre fevereiro de 2012 e fevereiro de 2018, a margem de EBITDA da Camil como percentual da Receita Líquida de vendas e serviços variou entre, no mínimo, 9,8% e, no máximo, 11,7%, representando um CAGR da receita de 17,0%, mesmo enfrentando o período de desaquecimento econômico e alta da inflação de referido período.

Proximidade com Clientes

Desenvolvemos ao longo de nossa história uma estratégia de proximidade com clientes (que incluem desde pequenos e médios varejistas até as principais redes atacadistas) por meio da nossa força de vendas e plataformas de distribuição capazes de mapear, identificar e atender as necessidades específicas de cada região e de uma plataforma sólida de distribuição composta por 18 centros de distribuição e 27 unidades de processamento estrategicamente localizados com ampla capilaridade e cobertura nacional nos países em que operamos, o que nos garante distinta eficiência logística e atendimento das demandas de diferentes tipos de clientes.

Atuamos em mercados relevantes no setor de alimentos na América do Sul, nos quais acreditamos haver uma perspectiva positiva, suportada pela retomada do crescimento econômico, aumento da população e fortalecimento de tendências favoráveis nos hábitos de consumo.

Atuamos no Brasil com cobertura nacional e capilaridade de distribuição de nossos produtos, que também permite alcançarmos uma proximidade com o consumidor final, atendendo aproximadamente 20.000 clientes e, aproximadamente, 285.000 pontos de vendas no Brasil. Nossa equipe própria de vendas, formada, no Brasil, por vendedores, promotores e supervisores, tem como meta buscar espaços privilegiados junto às principais redes varejistas e atacadistas, realçando a visibilidade de nossos produtos. Além disso, a variedade de nosso portfólio de produtos, aliada ao amplo alcance de nossa distribuição, nos permite atender diferentes preferências dos consumidores e reforçar a sua fidelidade, atendendo simultaneamente às necessidades de clientes distintos de todas as classes de renda.


Atualizado em 12/03/2019 às 08:48

voltar

topo